sexta-feira, 5 de junho de 2015

LITERATURA - Triste fim de Policrapo Quaresma

OLÁ PESSOAL... HOJE EU VIM AQUI PRA FALAR SOBRE A OBRA DE LIMA BARRETO: TRISTE FIM DE POLICARPO QUARESMA, TENHO CERTEZA QUE CONTRIBUIRÁ MUITO PARA SEU FUTURO. VAMOS LÁ!?

                                                 

* O Romance é dividido em 3 partes, que se referem às reformas propostas pelo major Policarpo para melhorar o Brasil. Descreva quais são essas reformas?
 
Na primeira parte, ele quer que o lingua Tupi-guarani seja declarada com idioma oficial do Brasil, pois, antes mesmo dos Portugueses chegarem às ‘novas terras’, já haviam habitantes, sendo estes os índios e falando a língua citada à cima.

Na segunda parte são analisados os problemas enfrentados pela porção rural do país. Policarpo vende sua casa e compra, um sítio onde ele passa a tentar provar a fertilidade do solo brasileiro.Com a ajuda do empregado Anastácio, Policarpo luta contra saúvas, na tentativa de incentivar a iniciativa agrícola em outras pessoas e ajudar no crescimento econômico do Brasil e do mundo inteiro. Mas além disso, Policarpo continuava a lutar contra a opinião pública e as autoridades da época.

Na terceira parte, Última e mais tensa parte do livro, narra as andanças de Policarpo pela Capital durante a revolta da Armada e mostra sua desilusão final. Seu destino é selado quando, após presenciar a escolha arbitrária de prisioneiros a serem executados, ele escreve uma carta a Floriano Peixoto denunciando a situação: o maior patriota de todo o livro é injustamente preso, acusado de traição.Ricardo Coração dos Outros, cheio da situação vivenciada pelo major, procura todos os antigos amigos e conhecidos de Policarpo para ajudá-lo, mas todos se recusam.No final do livro, Policarpo, é preso e condenado ao fuzilamento, por ordem do presidente Floriano Peixoto sob a acusação de traição.



*Algumas das iniciativas de Policarpo deram certo? Por quê?
 
Não, pois a elite brasileira daquele tempo, só estava preocupada com eles mesmos, apenas com os seus próprios problemas e não com os do país em si.



* Qual a influência dos livros na vida de Policarpo Quaresma?

Influenciado pelos livros que lê, Policarpo Quaresma traça um projeto para tornar o país em uma grande potência mundial. Inicialmente, Quaresma mergulha no estudo das tradições brasileiras, aprendendo inclusive a língua tupi e os costumes dos nossos indígenas, daí ele começa então a projetar sua vida em cima daquilo que lia.



*Retire a frase do capítulo 1(I) da primeira parte em que se enfatiza a condição de incompreendido que vai caracterizar a personagem de Quaresma no livro inteiro.

A frase que marcou o personagem Policarpo Quaresma, do livro Triste Fim de Policarpo Quaresma, que ficou famosa é: "Sou Brasileiro e não desisto nunca!. Assim, ele admite de uma certa forma que é incompreendido e nunca desistirá de seus objetivos.




*Por que Policarpo Quaresma teve um triste fim? O que caracteriza esse fato?

Como citado na questão 1, eu destino é selado quando, após presenciar a escolha arbitrária de prisioneiros a serem executados, ele escreve uma carta a Floriano Peixoto denunciando a situação: o maior patriota de todo o livro é injustamente preso, acusado de traição.Ricardo Coração dos Outros, cheio da situação vivenciada pelo major, procura todos os antigos amigos e conhecidos de Policarpo para ajudá-lo, mas todos se recusam.No final do livro, Policarpo, é preso e condenado ao fuzilamento, por ordem do presidente Floriano Peixoto sob a acusação de traição.

PARA UM MELHOR COMPREENSÃO, APÓS LER O LIVRO TRISTE FIM DE POLICARPO QUARESMA, ASSISTAM O FILME POLICARPO QUARESMA: HERÓI DO BRASIL, ESTE QUE CUJA IMAGEM SEGUE.

                                                       


                              BEIJOS E ATÉ MAIS... 



Um comentário: